terça-feira, 15 de julho de 2008

ACANUC 2008


Com o ACANUC a chegar, talvez fosse interessante darem uma vista de olhos neste link: http://cidadedoporto.porto.cne-escutismo.pt/acanuc/index.php?go=campo

terça-feira, 8 de julho de 2008

No fim-de-semana passado realizou-se o nosso primeiro ACAPais em Agrupamento, que teve lugar no Centro de Formação Ambiental em S. Jacinto. Tivemos uma participação geral de cerca de 60 pessoas, entre Lobitos, Exploradores, Pioneiros, Dirigentes e Pais.

Posso-vos dizer desde já que foi uma actividade surpreendentemente agradável.

Organizaram-se equipas verticais com os elementos dos vários grupos presentes, às quais foram atribuídos nomes, eleitos chefe e subchefe e definido grito e lema. Foi ainda pedido a cada equipa que improvisasse uma bandeirola de equipa, o que foi feito com bastante imaginação.

Após uma montagem de campo relativamente rápida, com um ou outro pequeno percalço pelo meio, o almoço foi partilhado por todos.
De seguida, partiu-se para um jogo de vila, com vários pontos obrigatórios de passagem e tarefas a realizar durante o percurso. Provas mais ou menos bem superadas, a verdade é que nada ficou por fazer e o empenho geral foi mais que satisfatório!
Ao fim da tarde, com o regresso de todas as equipas ao campo, os sorrisos e alegria patentes relegavam para segundo plano qualquer cansaço que pudesse existir.
Enquanto o jantar era finalizado, as equipas prepararam um número a ser apresentado no imprescindível Fogo de Conselho.
O jantar decorreu com a habitual animação, após o qual definimos então uma clareira improvisada no nosso próprio campo. O local indicado para fazer fogo estava já ocupado, mas não foi por isso que o Fogo de Conselho ficou aquém das expectativas. Números mais ou menos sérios, animação q.b. e boa disposição para dar e vender foram os motes que se puderam verificar por parte de todos.
A noite finalizou assim para os elementos, com umas palavras de reflexão. Mas, para os pais e dirigentes, a noite ainda era uma criança. Os pais, pela primeira vez, experimentaram a emoção que os filhos sentem ao participar num jogo nocturno. Explicadas as regras, o jogo iniciou-se e decorreu, à semelhança de como estamos habituados a ver nos elementos, com sustos e gritos.
No fim do jogo, recolhemos à cozinha para uns momentos de descontracção acompanhados do tradicional chouriço assado.
Na manhã seguinte, visto que S. Pedro colaborou connosco, fomos tal como planeado, passar um bom bocado na praia e fazer uns jogos. Aqui, cada equipa teve de fazer uma construção na areia, alusiva à actividade em questão, a ser pontuada pelas equipas de animação. Construção, futebol e vólei, mergulhos no mar, passou-se uma manhã bastante agradável em convívio.
O almoço seguiu-se, também sempre bem confeccionado.
Após a refeição, iniciaram-se as desmontagens e arrumações e partimos em direcção ao Porto.
Antes de a actividade terminar, e antes da eucaristia das 19h, o número de efectivos da Alcateia aumentou, dado que tivemos mais 3 aspirantes a lobitos que fizeram a sua Promessa.
Após a eucaristia, umas breves palavras encerraram o ACAPais 2008, com vontade demonstrada de se repetir a fórmula bem sucedida deste ano.
Não posso terminar sem deixar de demonstrar o meu expectável desapontamento pelo facto de nenhum Caminheiro ter participado nesta actividade e por terem perdido esta boa oportunidade.